1º Seminário de Animação Bíblica Catequética

A Pastoral da Catequese e representantes da Pastoral Familiar reuniram-se no CENE em Cuiabá nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012 para refletir sobre a Palavra de Deus.“A Palavra de Deus deve ser inspiradora de todas as fases da ação evangelizadora nas casas, nas comunidades, nas paróquias e nas dioceses”. (Dap n. 371).
Estiveram presentes no 1º Seminário de Animação Bíblica Catequética 58 participantes vindos das dioceses de Rondonópolis, Diamantino, Guiratinga, Sinop, Cáceres, Juína, Barra do Garças, as prelazias de São Félix  e Paranatinga, além da arquidiocese de Cuiabá.
Tivemos como assessores: Irmã Rosangela Maria da Silva, que trabalhou a Palavra Preparada, Irmã Sarvelina Maria Nicolodi, que desenvolveu a temática: Leitura Orante da Palavra de Deus, o Pe. Reinaldo Braga Júnior fez uma explanação sobre a Exortação Apóstolica Pós-Sinodal Verbum Domini e Dom Juventino Kestering que refletiu a Animação Bíblica da Pastoral
Na abertura do evento contamos com a presença do coordenador do Centro Nova Evangelização (CENE) Pe. Antenor Petini que acolheu o grupo e em sua fala refletiu sobre o significado da palavra eficaz. Lembrou também que a Palavra de Deus produz frutos por ser um livro por excelência.
As dioceses apresentaram algumas experiências realizadas na Iniciação a Vida Cristã, destacando o estudo do documento nº 93 da CNBB, a formação dos catequistas, a integração de outras pastorais com a catequese, a valorização dos momentos celebrativos, ressaltando os ritos e símbolos, a elaboração de subsídios de acordo com sua própria realidade.
Irmã Rosângela da diocese de Sinop fez uma explanação do tema: A Palavra de Deus Preparada. Ressaltando que a Palavra de Deus tem um valor significativo em nossa vida com destaque a três pontos básicos: 1º A metáfora sobre a eficácia da Palavra; 2º A importância da Palavra na vida; 3º Os temas geradores a partir do primeiro Testamento.
Irmã Sarvelina refletiu a leitura orante, dividindo o grupo a partir dos sete dons do Espírito Santo, e iluminados pelos seguintes textos bíblicos: Lc 24, 17 – 35; Jo 15, 1 -8; Jo 10, 1 – 16; Ez 47, 1 – 12;  Mt 14, 22 – 36; At 8, 26 – 40; Mc 7, 24 – 30. Cada grupo teve que ler, e compartilhar em plenária a mensagem e o compromisso assumido pelo grupo.
Pe. Reinaldo Braga Júnior da diocese de Diamantino fez uma explanação sobre Verbum Domini, o qual está subdividido em três partes: Palavra de Deus, Palavra na Igreja, Palavra no mundo (Verbum Dei; Verbum in Ecclesia; e Verbum in mundi). Diante das explanações citamos algumas colocações tais como: A catequese deve sempre acompanhar o povo de Deus a partir da Palavra de Deus; o documento chama a atenção para a formação dos catequistas; além da valorização da bíblia em casa, utilizando a Palavra nos momentos de oração.
Dom Juventino Kestering apresentou a dinâmica da Pastoral, que acolhe a Palavra, articula as pequenas comunidades, promove a espiritualidade de comunhão na Igreja, o serviço aos pobres e mobiliza todos à missão. E expôs algumas indicações as pastorais incentivando os grupos de família, de reflexão como espaço de diálogo, de partilha e de leitura orante da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus interage com a liturgia, os diversos ritos e acima de tudo ao processo de iniciação à vida Cristã bem como ajuda as pessoas a fazerem a experiência da beleza da fé, da presença viva de Jesus que revela o amor do Pai e que nos chama pelo batismo para a missão de anunciar o Reino.
O seminário teve belíssimos momentos orantes e celebrativos que envolveram todo o grupo do seminário, integrando e vivenciando fé, vida e compromissos com a missão.
Os participantes assumiram o compromisso de repassar nas dioceses os conteúdos abordados, bem como estudar os documentos da CNBB, desenvolver um trabalho em sintonia entre catequese e animação bíblica, valorizar os textos bíblicos na catequese, através de momentos celebrativos, da leitura orante e círculos bíblicos.
Como avaliação destacou- se os temas trabalhados, muito dinâmicos e envolventes os momentos orantes, a interação dos participantes na noite cultural, as lembranças dadas aos participantes, bem com muita criatividade na animação.


Rosely Gomes da Silva
Secretária

1º Seminário Regional sobre Animação Bíblica Catequética


É com júbilo que  iniciamos hoje, 15/06, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus no  CENE em Cuiabá o 1º Seminário Regional sobre Animação Bíblica Catequética. “A Palavra de Deus deve ser inspiradora de todas as fases da ação evangelizadora nas casas, nas comunidades, nas paróquias e nas dioceses.”Dap n. 371). Estão presentes as dioceses  de Diamantino com  15 representantes, Cáceres com  12 representantes, Guiratinga 1 representante, Barra  do Garças com 4 representantes, Sinop com 7 representantes, Juína  com 3 representantes, Rondonópolis  com 5 representantes, as prelazias de  São Félix com 1 representante,  Paranatinga com 5 representantes e a arquidiocese com 3 representantes. Nesse primeiro dia contamos a presença do pe. Antenor que acolheu com as boas vindas os participantes do seminário. Em seguida o pe. Giovane da Prelazia de Paranatinga conduziu o momento orante, fazendo uma reflexão da Palavra de Jo 1, 1 – 18 e do Sl 33, foi um lindo momento que culminou com a benção do pe. Antenor. O Seminário   irá até o dia 17/06 e abordará as temáticas, no sábado: Palavra Preparada -  com a Ir. Rosângela da Diocese de Sinop; Leitura Orante com a Irª Sarvelina e Verbum Domini – Pe. Reinaldo, da diocese de Diamantino e no domingo Animação bíblica da Pastoral com  Dom Juventino Kestering, da diocese de Rondonópolis. Estamos aguardando mais participantes que estarão chegando nessa madrugada, e assim,  ampliar nosso conhecimento.


A Palavra de Deus é Seiva

A Palavra de Deus é seiva que corre no tronco e nutre todos os seus ramos da árvore que é a Igreja.

Onde houver evangelização, aí deverá estar a seiva e a luz da Palavra de Deus que com sua multiforme presença, anima o anúncio do Reino.
Um dos primeiros trabalhos da "Animação Bíblica da Pastoral" é oferecer e acompanhar, como o Diácono Filipe com o ministro etíope. (At 8,30-31) a compreensão dos textos bíblicos.
Outra função da Animação Bíblica da Pastoral é ajudar e ensinar o discípulo missionário (catequista) a atualizar a Palavra de Deus mediante o diálogo permanente com JESUS CRISTO (Leitura Orante).
Anunciar Cristo nos ambientes em que é desconhecido.