Seminário de Catequese: Catequese e Juventude enfocando o nível Crismal

Entre os dias 14 a 16 de junho de 2013 os representantes da catequese do Regional Oeste 02 estiveram reunidos em 72 pessoas estudando, refletindo e partilhando as experiências das dioceses.
Fizeram presentes juntamente com os coordenadores diocesanos 02 bispos, 08 sacerdotes e 10 religiosas. A coordenadora Maria Helena Teixeira acolheu os participantes e pediu para observar a ornamentação com os quadros de Jesus o Bom Pastor, do Papa Francisco, assim como o banner do patrono Nacional dos Catequistas: Beato José de Anchieta.
Dom Juventino fez uma retrospectiva histórica a partir de 2000 em que o regional oeste 02, tendo na 1ª fase com o Frei Faustino, refletindo sobre liturgia, rito celebrativo com foco na  Catequese Infantil; 2ª fase Catequese com adulto e os ritos com adultos; 3ª fase Iniciação à Vida Cristã; e estamos na 4ª fase Catequese com jovem – catequese do crisma. Isso exige de nós catequistas mais estudo para trabalhar com os jovens. Ressalta que precisamos estar atentos aos sinais de apelo dos jovens participando de suas orações, seus encontros e o jeito de ser dos jovens.
No primeiro dia encerramos com o momento celebrativo conduzido pela diocese de Cáceres dando ênfase ao rito da assinalação, a partilha do abraço e a leitura de Lucas 24, 13 -35.
No sábado iniciamos as atividades com a celebração eucarística presidida por Dom Juventino Kestering, e co-celebrada com Dom Derek J. C. Byme, pe. Delmiro Vieira do Nascimento Júnior e pe. Giovani Brunetto.
As atividades seguiram com a reflexão de Dom Juventino Kestering com a temática Iniciação à vida cristã na experiência da juventude. Enfocando os que buscam a catequese de crisma os que necessitam de um kerigma inicial, este trabalhou com o texto “Catequese e juventude o nível crisma”.
No período vespertino a irmã Maria HelenaTeixeira A pedagogia da catequese com a juventude, a catequese na fase crisma. A interação, corporeidade, o que interessa e o que não interessa, algumas perspectivas.
Encerramos o dia com o momento orante conduzido pela Pastoral Familiar.
No domingo iniciamos com a celebração eucarística presidida pelo pe. João Maria e co-celebrada com os padres pe. Delmiro e pe. Giovani.
Seguimos refletindo o repasse do  III Seminário de Catequese Indígena, que aconteceu entre os dias 25 a 28 de abril em Manaus, tendo com tema: “A catequese, Protagonismo Indígena e Inculturação”, conduzido pela irmã Sarvelina.
Precisamos pensar numa igreja indígena com autêntico protagonismo do Espírito e dos povos indígenas. Um dos momentos em destaque foi diálogo como exigência da Inculturação. A vida dos povos indígenas deve ser amada, valorizada e respeitada. Somente assim podemos dizer que a essência da catequese indígena é o valor da vida.
Os participantes assumiram o compromisso de repassar nas dioceses e prelazias os conteúdos abordados, bem como estudar os documentos da CNBB, preocupados em acolher e entender a juventude, bem como em  desenvolver um trabalho em sintonia entre catequese e  o setor juventude e outras pastorais.
Como avaliação destacou- se os temas trabalhados juventude e adolescentes, a noite cultural “festa junina”, participação dos padres e bispos, troca de experiência entre as dioceses e prelazias. Além da dedicação aos trabalhos de grupo e serviços: acolhida, ambiente acolhedor, lembranças e crachás personalizados, participantes atentos e receptivos as considerações.

Rosely Gomes da Silva
Secretária da Catequese do Regional Oeste 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário